sábado, 1 de janeiro de 2011

COMO TUDO COMEÇOU ...

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ÚNICA AUTO ÔNIBUS

Em 1965 é adquirida a empresa Única Auto Ônibus S/A que explorava a linha Rio--São Paulo. Essa empresa pertencia, desde 1943, a Naja Kouri, então proprietário da linha Rio-Petrópolis. Dos nove ônibus que faziam seis horários diários, a frota passou a ter 54 ônibus em 1975 com cinqüenta horários. Em 1966, no Salão do Automóvel, a Caio lança a carroceria rodoviária Gaivota, introduzindo novidades como toalete, bar, iluminação individual para leitura, carpete, poltronas reclináveis e até cinto de segurança.
Em 1972, o novo Scania BR-115, com motor traseiro, é encarroçado pela Caio no modelo rodoviário Gaivota, para a Única, usado na linha Rio-São Paulo.
A Única é uma das empresas mais antigas do Sudeste como são a Salutaris, o Pássaro Marron e o Expresso Brasileiro entre outras. Já li e ouvi mais de uma explicação para o surgimento da Única na linha Rio-S.Paulo. Sempre parece faltar algum detalhe. Mas creio que não é por acaso que os ônibus da linha de S.Paulo apresentavam uma pintura com predominância da cor grená como os ônibus da linha de Petrópolis. Alguma relação as duas empresas tiveram. E foi nesta altura que a Única de Petrópolis deixou de chamar Única Auto Ônibus. E também tenho a impressão que a Fácil neste momento estava separada da Única.
E só para falar do mais característico ônibus da Única, o Flexible, tenho a impressão que alguns deles continuavam a subir a serra quando foi inaugurada a linha de S.Paulo. Quando a Única S.Paulo (ou Única Rio-S.Paulo) começou a operar creio que a Cometa estava absoluta na linha. Ou seja o passageiro ia buscar a passagem no Brasileiro depois de verificar que o Cometa estava completo. E creio que a Única trouxe a novidade do chamado ônibus-leito (antes mesmo do Gaivota).
Mas o Gaivota colocou a Única realmente em evidência.
A empresa que fazia a linha Rio-Petrópolis, com ônibus exibindo a predominância da cor grená, chamou-se ÚNICA Auto Ônibus até o momento que uma empresa, com ônibus exibindo também a cor grená, passou a fazer a linha Rio-S.Paulo. Esta última que era tratada no dia-a-dia como ÚNICA S.Paulo (ou Única Rio-S.Paulo) passou então a se chamar Única Auto Ônibus. E esta ÚNICA veio sacudir a Dutra do marasmo de Cometas e Brasileiros (como a 1001 faria anos depois). Mais ou menos na mesma época na linha Rio-Petrópolis a ÚNICA (vamos dizer a....original) rodava com alguns ônibus CAIO. E então a ÚNICA S.Paulo começou a rodar com o Gaivota, mostrando vontade de competir contra dois nomes consagrados na viação. Bem, de qualquer maneira houve duas (2) empresas com nome de ÚNICA (o que pode parecer uma contradição na utilização desta marca) e TAMBÉM muitas coincidências entre as duas.
TEXTO DE PAULO ZOBARAN

Um comentário:

  1. Leia melhor a História da Empresa - ÚNICA Auto Ônibus - que era Única, primeiro exclusiva para Petrópolis; e, quando recebe permissão para trafegar para São Paulo, NÃO muito tempo após é Vendido do Setor - Rio para São Paulo - para o Grupo CAIO, também como uma forma de vitrine para a venda das sua carroçarias rodoviárias, haja vista, até aquela ocasião, os operadores NÃO montavam (fabricavam) seus ônibus, o que nesse fato é o contrário. Feita a divisão, na linha para Petrópolis, também corria a empresa ÚTIL - (aqui considero, essa repassou a sua permissão para ser formada a empresa FÁCIL - isso, um outro grupo, diferente o que no passar dos anos - com a mudança do controle acionário na ÚNICA, na sequência, eles adquirem o controle da FÁCIL. A Leitura de jornais da época, e pela "internet" (há um sítio que mostra a Convocação de Assembleias dos Acionistas, e as devidas assinaturas - nomes), permite compreender muitos dos fatos.

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